Por que brasileiros entendem mais inglês do que imaginam
O entendimento chegou. A confiança ficou em casa.
$ whoami
Rubens Queiroz de Almeida
O brasileiro entende bem mais inglês do que admite, e a cena que prova isso se repete com uma regularidade que seria cômica se fosse menos reveladora. A pessoa chega a uma conversa em inglês e entende a primeira frase inteira. Mesmo assim, responde com a expressão de quem acabou de receber uma notícia em mandarim. O entendimento chegou, e a confiança ficou em casa. A conversa segue com o interlocutor estrangeiro sem a menor ideia de que a pessoa à sua frente processou cada palavra com precisão cirúrgica e preferiu fingir o contrário.
Passei anos nesse estado. Entendia mais do que deixava transparecer, porque deixar transparecer implicava continuar a conversa, e continuar a conversa implicava produzir inglês em tempo real, uma perspectiva que eu adiava com a criatividade de quem tem enorme talento para fugir do desconforto. Pois é. A compreensão raramente era o problema. O problema morava na distância entre entender e assumir que entendia, uma distância curta no mapa e longuíssima na prática.
A relação do brasileiro com o inglês merece mais atenção do que costuma receber. Por razões históricas, somadas a uma exposição informal acumulada durante décadas sem que ninguém organizasse isso em currículo, o brasileiro médio com acesso razoável a entretenimento e internet chegou à vida adulta com um vocabulário passivo considerável em inglês. Ele ignora o próprio patrimônio. Ninguém contou a ele, e a indústria de cursos de idiomas, convenhamos, tem pouquíssimo interesse comercial em fazer esse anúncio.
Existe uma vantagem estrutural que o brasileiro deixa de lado com uma constância que só a falta de informação explica. O português e o inglês compartilham um volume enorme de vocabulário de origem latina, herdado pelos dois idiomas por caminhos históricos distintos que chegaram a um resultado parecido. São palavras que, com pequenas variações de forma, significam a mesma coisa nos dois lados, como "universidade" e "university", ou "consequência" e "consequence". Esse repertório compartilhado é extenso e cobre justamente o vocabulário dos contextos formais e técnicos, onde o brasileiro mais precisa do inglês. Ele já sabe boa parte dessas palavras. Apenas nunca parou para contá-las como conhecimento.
Os cognatos trazem algumas armadilhas, e seria desonesto esconder. O "actually" quer dizer "na verdade", bem longe do "atualmente" que parece prometer, e o "pretend" significa fingir, uma ironia de bom tamanho para o assunto deste texto. Esses falsos amigos existem em número limitado e ficaram famosos justamente por serem exceção. A maioria das palavras parecidas significa mesmo o que parece, e quem aprende a desconfiar das poucas traiçoeiras ganha o direito de confiar nas muitas leais.
Na área de tecnologia a vantagem fica ainda mais evidente. Boa parte do jargão técnico em inglês tem raiz latina ou já entrou no português pela porta dos fundos, e o profissional lê "configuration" ou "documentation" com a mesma facilidade com que lê o cardápio do almoço. Quem passa o dia entre servidores e repositórios convive com o inglês desde o primeiro dia de trabalho, em nomes de comandos e mensagens de sistema, e acumula um repertório que raramente reconhece como tal. Simples assim. A pessoa diz que não sabe inglês enquanto digita em inglês o dia inteiro.
A exposição informal começou cedo, de forma completamente desorganizada e surpreendentemente eficaz. Filmes e séries com legenda em português treinaram o ouvido para associar o som da língua ao significado muito antes de qualquer aula formal começar. Gerações inteiras navegaram por games com interface em inglês na base da intuição e da necessidade, porque a versão localizada demorava a chegar ou simplesmente não existia. Aliás, é certeza: boa parte do vocabulário técnico que profissionais brasileiros de tecnologia dominam com naturalidade foi adquirida em jogos e em documentações que ninguém traduziu. Foi sobrevivência digital, e produziu resultados que nenhum curso de dois anos conseguiria replicar com a mesma eficiência.
O problema aparece quando esse acúmulo informal encontra a crença de que ele não conta. O brasileiro aprendeu a desconfiar do próprio inglês com uma dedicação que seria admirável se aplicada a qualquer outra causa. Ele ouve uma palavra que usa no trabalho todo dia, que lê em documentações sem pestanejar, e ainda assim hesita antes de pronunciá-la em voz alta por medo de estar errado. A palavra está certa e a pronúncia está razoável. Falta apenas a permissão interna para assumir que aquilo é conhecimento, e conhecimento conta.
Existe um mecanismo específico que vale nomear, porque causa um estrago pontual e repetido. No momento em que o brasileiro vai falar em inglês, um filtro interno entra em operação antes que qualquer som saia. A frase é formulada mentalmente e, ao primeiro sinal de imperfeição, descartada. No lugar dela vem o "sorry, my English is not good", que é tecnicamente uma frase em inglês perfeitamente construída, o que torna a situação ainda mais irônica do que parece. Há quem pronuncie a desculpa com tanta fluência que o interlocutor passa o resto da reunião desconfiado da modéstia, e com razão.
A frase descartada estava correta. O filtro é que vinha mal calibrado, ajustado para reprovar qualquer coisa diferente da fala nativa, o que na prática significa reprovar quase tudo. O resultado é uma pausa constrangida que o interlocutor interpreta como limitação linguística e que, na verdade, é um problema de calibração interna, com solução bem mais acessível do que um curso novo. Quem trabalha com tecnologia reconhece o tipo: é o alerta de monitoramento configurado com sensibilidade tão alta que dispara a cada brisa, até que ninguém mais presta atenção nele.
Se você parar para pensar, existe uma diferença importante entre saber pouco inglês e desconfiar do inglês que se sabe. A primeira situação tem solução conhecida, com estudo e tempo. A segunda pede uma revisão menos óbvia, a da crença de que só o inglês perfeito, aprendido em sala de aula com certificado na parede, merece o nome de inglês. Essa crença sai cara. Ela mantém pessoas competentes no papel de eternas aprendizes numa língua que já habitam em parte há muito mais tempo do que imaginam.
A confusão entre sotaque e competência merece atenção à parte, porque causa um estrago específico. O brasileiro costuma tomar o próprio sotaque como prova de que domina mal o idioma, quando sotaque é apenas a marca de origem de qualquer falante não nativo, inclusive dos que o mundo considera fluentes sem discussão. Indianos e franceses falam inglês com sotaques carregados, e o mercado internacional funciona assim há décadas sem registro de colapso comunicativo. O sotaque brasileiro, acredite, é muito mais legível do que parece visto de dentro. O que atrapalha a comunicação é a interrupção causada pela vergonha do sotaque, um problema diferente e com solução diferente.
O brasileiro também subestima a quantidade de inferência que já realiza em inglês sem perceber. Ele lê um título e entende o assunto antes de traduzir, ou ouve uma instrução técnica numa videoconferência e já está montando a resposta enquanto a frase ainda nem terminou. Esses momentos se repetem com uma frequência que seria reveladora se alguém estivesse contando. Ninguém conta, porque falta métrica para o inglês que funciona antes de ser reconhecido como tal, e as consequências aparecem toda vez que o brasileiro entra numa sala internacional convencido de estar menos preparado do que está.
Por escrito, a vantagem aparece com mais nitidez ainda, porque o texto dá tempo para pensar e o filtro perde boa parte da pressa. Muita gente que trava numa conversa ao vivo escreve e-mails em inglês claros e bem resolvidos, e mesmo assim se considera incapaz de usar o idioma. A contradição salta aos olhos de quem vê de fora. A pessoa conduz uma negociação inteira por e-mail com um fornecedor estrangeiro e, na videochamada seguinte, se apresenta como alguém que arranha um pouquinho. A caixa de saída desmente a frase com provas documentais, e ninguém chama a caixa de saída para depor, o que é uma pena, porque ela teria muito a dizer em favor da ré.
A pesquisa em aquisição de linguagem tem um conceito útil aqui, a distinção entre competência e desempenho. Competência é o que o falante sabe, e desempenho é o que ele consegue demonstrar em condições reais, com pressão de tempo e alguém esperando a resposta. Esses dois números raramente coincidem em qualquer falante. No caso do brasileiro a distância tende a ser especialmente larga, porque a autoavaliação costuma ser severa e a competência real costuma ser subestimada. Oportunidades que ficaram na mesa porque alguém se achou despreparado foram, em boa parte dos casos, perdidas para um filtro interno que curso algum vai desinstalar.
Existe ainda o efeito da comparação equivocada. O brasileiro tende a medir o próprio inglês pelo dos falantes nativos, o parâmetro mais alto possível e o menos relevante para a maioria das situações reais. O inglês que move o mercado global é falado majoritariamente por gente que também o aprendeu como segunda língua, com sotaque próprio e com estratégias de comunicação que contornam as limitações sem escondê-las. Comparar-se com um nativo lembra avaliar a própria cozinha tomando como referência um chef com trinta anos de restaurante estrelado. O resultado da comparação é sempre o mesmo, e passa longe de motivador. A régua justa é outra: o próprio inglês de hoje comparado com o de cinco anos atrás, uma medida bem mais honesta e, quase sempre, bem mais animadora.
Quem trabalha em equipes internacionais sabe disso por experiência. Numa reunião com colegas da Índia e da Polônia, o inglês que circula é funcional e cheio de sotaques, e ninguém para a conversa para corrigir preposição alheia. O que se valoriza ali é a clareza da ideia e a capacidade de resolver o problema da sprint. O brasileiro que entra nessa sala com o filtro desligado descobre que estava sendo mais exigente consigo mesmo do que qualquer pessoa presente seria.
Um exercício simples ajuda a recalibrar o filtro. Na próxima reunião em inglês, a meta é dizer uma frase, uma só, sem ensaio prévio e sem pedido de desculpas na frente. Pode ser uma pergunta curta ou um comentário sobre o que acabou de ser dito. O mais provável é que ninguém repare em erro algum e a conversa siga normalmente, o que costuma ser um choque considerável para quem passou anos ensaiando o desastre. Acredite. A frase seguinte sai mais fácil, e com o tempo elas param de pedir licença para entrar.
O que muda quando o brasileiro revisa essa autoavaliação é menos dramático do que parece e mais eficiente do que qualquer método acelerado. A pessoa que para de tratar cada interação em inglês como um exame e começa a tratá-la como conversa descobre que o idioma que achava não ter estava disponível com uma consistência surpreendente. Entre uma situação e outra, a única mudança foi parar de filtrar o que já sabia por um crivo que reprovava tudo o que fosse menos que perfeito. O crivo, convenhamos, é um problema mais antigo que o próprio inglês.
O vocabulário acumulado em anos de exposição informal continua lá mesmo quando o estudante decide que aprendeu do jeito errado. Ele está organizado da forma irregular e eficiente com que o cérebro organiza tudo que aprende fora da sala de aula, disponível assim que a permissão interna for concedida. Essa permissão nasce de uma decisão pouco fotogênica, a de começar a usar o que já existe antes de esperar que esteja completo. O idioma completo, a propósito, ninguém tem, nem quem nasceu dentro dele, embora essa turma raramente perca tempo pensando no assunto.
O brasileiro entende mais inglês do que imagina porque passou décadas construindo esse entendimento por caminhos que nenhum currículo oficial registrou. Esse entendimento é real e funcional, e aguenta muito mais do que a autoavaliação habitual permite reconhecer. Na maioria dos casos, o que falta é uso, a exposição ao próprio inglês funcionando de verdade, mesmo com pausas e com a sensação persistente de que poderia estar melhor. Essa sensação é universal. O falante nativo também a tem, e simplesmente aprendeu a impedir que ela decida por ele, a única lição que o brasileiro ainda precisa copiar do nativo.
PS: Texto bom que fica guardado serve a pouca gente. Se este chegou até você de alguma forma, já provou que funciona quando circula. Ajude-o a continuar andando: compartilhe, e conte nos comentários quantas vezes você já disse "sorry, my English is not good" numa frase em inglês perfeita.
$ tee # compartilhe este artigo WhatsApp Telegram LinkedIn
$ cat comentarios.log
lendo o log…