A maior mentira sobre aprender inglês
Ninguém aprende futebol lendo o livro de regras.
$ whoami
Rubens Queiroz de Almeida
A maior mentira sobre aprender inglês diz que o idioma mora na gramática, e durante muitos anos ela foi vendida com a naturalidade de quem conhece o caminho de cor. Bastava dominar as regras e acumular um volume razoável de vocabulário para que a língua se tornasse acessível, garantia o folheto. A promessa mudava de embalagem conforme a escola e o propagandista de plantão, e o conteúdo seguia praticamente idêntico. Muita gente acreditou. Eu também, aliás. O raciocínio parecia sólido como uma mesa de escritório, e muitas dessas mesas têm uma perna mais curta, descoberta sempre no pior momento, quando alguém apoia peso sobre elas sem aviso prévio.
Com o inglês aconteceu algo parecido. Ao longo dos anos encontrei pessoas capazes de identificar tempos verbais com precisão admirável, gente que explicava estruturas gramaticais que eu mesmo precisaria consultar para recordar. Diante de uma prova escrita, essas pessoas tiravam notas excelentes. Diante de um artigo de revista estrangeira, a conversa mudava de direção com uma velocidade que dizia tudo. Existe uma distância considerável entre conhecer uma língua e sobreviver dentro dela, e essa distância raramente aparece nos folhetos de divulgação. Os currículos escolares a tratam como nota de rodapé, daquelas que o leitor descobre tarde demais.
Quando eu era mais jovem, imaginava a fluência como uma espécie de certificado invisível. Em algum momento, depois de estudar o suficiente, uma chave giraria dentro da cabeça e tudo passaria a funcionar sozinho. O cérebro receberia uma atualização automática, e as legendas desapareceriam da tela por vontade própria. O cérebro tinha outros planos, como de costume. Com o tempo percebi que a grande ilusão pouco tinha a ver com a dificuldade do idioma ou com a idade de quem estuda. Ela estava na crença de que o aprendizado acontece principalmente dentro da gramática.
A gramática é importante, muito importante, e ocupa um lugar diferente daquele que costumam lhe atribuir. Se você parar para pensar, ninguém aprende futebol lendo o livro de regras. O regulamento ajuda e esclarece uma dúvida pontual aqui e ali, mas a compreensão do jogo nasce do contato constante com a bola e com as situações que surgem durante a partida. Com idiomas ocorre algo muito semelhante, e a comparação seria banal se não fosse tão precisa.
A pessoa passa anos estudando estruturas formais e depois descobre que os falantes nativos insistem em usar expressões que parecem ignorar boa parte do que foi ensinado em sala. Surge então uma sensação conhecida. O estudante entende cada palavra isoladamente, e a frase inteira parece ter sido montada por alguém que resolveu esconder metade das instruções. Pois é. A língua real é menos organizada do que os livros gostariam, porque idiomas pertencem às pessoas, e pessoas têm hábitos que não consultam ninguém antes de se instalar. Elas encurtam frases e misturam referências, herdando modos de falar que nasceram séculos atrás e seguem circulando sem que ninguém saiba direito de onde vieram.
Quem trabalha com tecnologia encontra essa língua real todos os dias, muitas vezes sem perceber que está tendo aula. Ela aparece na mensagem de erro que o compilador devolve, no comentário apressado dentro de um código alheio e na discussão de uma issue em que três desenvolvedores de países diferentes tentam descobrir por que o sistema caiu numa sexta-feira. Nenhum desses textos foi escrito para ensinar inglês a ninguém, e talvez por isso ensinem tanto. O autor de um changelog está preocupado com a versão nova do programa e pouco se importa com o subjuntivo de quem lê.
Esses textos de trabalho têm ainda uma vantagem pouco percebida: chegam com contexto embutido. Quem lê a mensagem de erro sabe o que tentou fazer um minuto antes, e esse conhecimento prévio preenche boa parte das lacunas do vocabulário. A frase em inglês vem encostada numa situação concreta, e o cérebro registra as duas juntas, com uma eficiência que lista de palavras alguma consegue imitar. Acredite. Quem entende de verdade um "permission denied" pela primeira vez dificilmente esquece a lição, sobretudo quando ela custou uma tarde inteira.
Em determinado momento percebi que meu progresso mais significativo tinha acontecido fora dos exercícios tradicionais. A evolução veio durante a leitura de documentações técnicas e de artigos sobre assuntos que me interessavam por razões completamente independentes do inglês. Veio junto com livros que eu queria ler por vontade própria, longe de qualquer tarefa determinada para a semana. Aliás, é certeza: o interesse genuíno é um professor mais persistente que qualquer apostila, embora cobre honorários altos em paciência.
Quando existe interesse real pelo conteúdo, o idioma vira veículo para alcançar algo que já desperta atenção. Um programador quer entender uma documentação que ninguém se deu ao trabalho de traduzir. Uma profissional precisa acompanhar as tendências do mercado internacional antes que alguém as resuma para ela com dois meses de atraso. A motivação muda por completo a relação com o idioma, e de repente a pergunta "como aprendo inglês?" cede lugar a outra, bem mais produtiva: "como chego àquilo que está escrito em inglês?". A mudança parece pequena. Ela tem o tamanho de uma carreira.
Durante décadas, muitos estudantes foram treinados para tratar a língua como objeto de estudo em si mesma, e o resultado aparece com uma frequência que cansa. A pessoa conhece regras sofisticadas e sente insegurança diante de uma conversa simples. Analisa uma frase com cuidado cirúrgico e se perde ao acompanhar uma entrevista em tempo real. Convenhamos, existe certa ironia nisso, parecida com a de quem passa anos estudando mapas detalhados de uma cidade e sente receio na hora de pôr o pé na calçada.
Outro aspecto raramente discutido é a relação entre tradução e compreensão, e vale insistir no ponto porque o tema vai muito além do que a maioria percebe. Traduzir é extremamente útil. Eu uso tradutores, e você provavelmente também usa. O problema aparece quando a tradução vira a única forma de contato com o idioma, porque aí o estudante desenvolve uma dependência que limita o crescimento de um jeito discreto demais para ser notado no dia a dia. Cada frase em inglês precisa virar português antes de ganhar sentido, e só então a pessoa consegue seguir adiante. Cada desvio acrescenta um pequeno atraso, e o atraso acumulado tem peso.
A língua passa a ser observada através de um vidro. A informação chega, e o contexto nem sempre acompanha na mesma velocidade. Pense em alguém assistindo a uma palestra internacional, com conteúdo disponível e vocabulário relativamente acessível, obrigado a converter cada frase mentalmente antes de compreendê-la. A experiência cansa de um modo específico, porque enquanto o cérebro processa a frase anterior o palestrante já avançou para a seguinte. Lembra alguém assistindo a um trem pela janela enquanto ainda arruma a bagagem dentro do vagão. O trem seguiu viagem, e você sabe disso.
Muita gente interpreta esse fenômeno como limitação intelectual, e a confusão causa um estrago considerável, porque quem decide o ritmo é a exposição, a quantidade de contato real acumulado ao longo do tempo, e quanto maior esse contato, menor a necessidade de intermediação. A familiaridade pede convivência frequente e continuidade, duas coisas ao alcance de qualquer agenda. A língua passa a fazer parte da rotina de forma orgânica, com um artigo hoje e um vídeo encontrado por acaso alguns dias depois, sobre um assunto que nada tem a ver com o inglês.
Aos poucos, estruturas que pareciam complexas se tornam familiares sem que o estudante consiga apontar o momento exato da mudança. Simples assim. Boa parte do aprendizado acontece justamente quando a pessoa tem a impressão de que nada está acontecendo, o que torna o processo pouco fotogênico e muito eficiente. Quem estuda gosta de ver progresso marcado em gráfico. A língua prefere trabalhar sem plateia e apresentar a conta só na virada do trimestre.
Existe também uma armadilha popular que merece menção direta. Ela aparece quando alguém começa a procurar métodos milagrosos, e a indústria da educação tem imaginação fértil o bastante para alimentar essa busca indefinidamente. De tempos em tempos surge uma promessa revolucionária, um aplicativo capaz de fazer em duas semanas o que anos de estudo deixaram por fazer. Pouco depois aparece outra, e a anterior some discretamente do catálogo, levando junto os depoimentos entusiasmados da página de vendas.
Sempre que encontro esse tipo de oferta, lembro de uma observação que parece banal e resiste muito bem ao tempo. Se existisse um método capaz de ensinar qualquer idioma em poucas semanas, ele já teria eliminado todos os concorrentes com folga, e as escolas de idiomas teriam virado lojas de conveniência. A permanência das promessas é a prova mais eloquente de que a realidade continua oferecendo resistência. O aprendizado depende de acumulação contínua de contato com conteúdos variados, uma descrição menos elegante que o slogan e mais verdadeira que o aplicativo.
Os aplicativos, convenhamos, têm o seu valor, e seria injusto tratá-los como vilões da história. Eles criam rotina e oferecem um primeiro contato organizado com o vocabulário. O equívoco começa quando a sequência de dias marcados no celular passa a ser confundida com fluência, como se o termômetro tivesse curado a febre. O aplicativo cumpre bem o papel de despertador. A viagem continua por conta de quem acordou.
Outro equívoco frequente envolve a busca obsessiva pela perfeição formal. Conheço pessoas que evitam conversar por medo de errar, profissionais que entendem praticamente tudo o que leem e continuam acreditando que ainda estão despreparados para usar o idioma de verdade. Enquanto isso, milhões de falantes nativos produzem frases imperfeitas todos os dias sem demonstrar a menor angústia existencial com o assunto. A comunicação funciona melhor quando a compreensão recebe mais atenção que o acabamento. Isso pede ajuste na hierarquia das prioridades, e o estudo continua tendo o seu lugar.
O medo de errar tem um efeito colateral pouco comentado, porque rouba justamente as oportunidades de prática que fariam o erro diminuir. A pessoa espera estar pronta para falar, e a prontidão só chega para quem fala. É um círculo perfeito, desses que deixariam qualquer engenheiro orgulhoso se o resultado fosse menos inconveniente. Quem quebra o círculo costuma fazê-lo de um jeito pouco heroico, numa reunião qualquer, com uma frase torta que todo mundo entende e ninguém comenta.
Quem trabalha com tecnologia conhece bem essa lógica, mesmo que nunca tenha pensado nela aplicada a idiomas. Ninguém espera dominar todas as opções de um comando antes de usá-lo pela primeira vez. A pessoa usa o que sabe e consulta o manual quando a situação pede, e vai aprendendo o resto no caminho, um erro de cada vez. Com o inglês dá para agir da mesma forma, e quem age assim costuma descobrir que já sabia bem mais do que imaginava.
Quando alguém consegue entender uma ideia complexa escrita em inglês, uma porta importante já se abriu. Quando acompanha uma discussão internacional sobre um tema que lhe interessa de verdade, o horizonte se expande de uma maneira difícil de medir. A pessoa ganha acesso a autores que nunca chegaram ao mercado brasileiro e encontra debates que ainda nem começaram por aqui. O idioma troca o papel de disciplina escolar pelo de ferramenta de acesso ao mundo, uma mudança que muda tudo na prática e quase nada no boletim.
Foi exatamente isso que aconteceu comigo. Em determinado momento percebi que o inglês já não ocupava o centro da atenção. Meu foco estava nos assuntos que eu queria aprender, e o idioma seguia presente, trabalhando nos bastidores sem exigir reverência. Talvez seja esse o sinal mais claro de progresso real, quando o estudante para de pensar o tempo todo na língua e passa a pensar naquilo que ela permite alcançar.
A maior mentira sobre aprender inglês sugere que o objetivo é dominar regras. A experiência aponta noutra direção, menos fotogênica nos anúncios e mais útil na vida, em que o ganho verdadeiro aparece quando o idioma amplia a capacidade de aprender e de participar de conversas que antes pareciam distantes demais. A gramática segue importante, e o vocabulário também. O conhecimento que a língua transporta costuma ser ainda mais interessante que ela. Foi isso que me manteve estudando até hoje, e nenhum aplicativo me prometeu isso na tela de abertura.
PS: Conte nos comentários qual conteúdo fez o inglês sair do centro da sua atenção e ir trabalhar nos bastidores, e compartilhe este texto com quem ainda está esperando a chave girar dentro da cabeça.
$ tee # compartilhe este artigo WhatsApp Telegram LinkedIn
$ cat comentarios.log
lendo o log…